Nasce a Rede Transparência

No dia 18 de fevereiro aconteceu o workshop que marcou a primeira atividade da Cátedra Instituto C&A focada em Transparência em Redes de Suprimentos, parte do Centro de Inovação e Sustentabilidade (CIS) do COPPEAD, e a partir de agora, simplesmente Rede Transparência.

O evento promoveu debates sobre barreiras e facilitadores para a implementação e escalabilidade de processos de transparência nas redes de suprimento, com especial foco nos setores de moda, alimentos, e cosméticos. Estiveram presentes representantes de diversos setores, entre grandes marcas, empreendedores, start-ups, ONGs, associações, e acadêmicos. Representando a academia, além de mim e da professora Leticia Casotti do COPPEAD, o evento contou com a Profa. Donna Marshall da UC Dublin (Irlanda) e o Prof. Jakob Rehme da Linköping University (Suécia). Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar suas trajetórias, desafios e conquistas, construindo coletivamente um entendimento sobre as condições atuais do contexto brasileiro e sobre caminhos possíveis rumo a uma maior transparência. O evento teve excelente avaliação pelos participantes, com destaque para o formato interativo e dinâmico [clique para assistir aos depoimentos].

Ao final, convidamos as organizações presentes a “fundar” a Rede Transparência. São elas:

Sob a minha coordenação, e com apoio da equipe da Cátedra – as pesquisadoras Dr. Alice Erthal, Dr. Catia Moreira e Dr. Dafne Morais e o estagiário Victor Simões, – o debate subsidiou a criação de uma agenda de interesse comum em Transparência, os quais irão fomentar os próximos eventos, as newsletters mensais e as nossas linhas de pesquisa. Os oito temas elencados são:

Nesta primeira edição da newsletter, oferecemos três resenhas de estudos recentes envolvendo o tema Transparência. Na primeira, a Alice faz uma resenha sobre o podcast do prof. Ryan Buell de Harvard, que nos apresenta em podcast e artigo o conceito de operational transparency. Na segunda, Catia e eu resumimos o brilhante artigo da Donna Marshall e seus colegas intitulado what’s your strategy for supply chain disclosure? – na minha tradução livre – ‘Qual a sua Estratégia para Transparência na Cadeia de Suprimentos?’. Por fim, na terceira resenha apresento artigo que publiquei ano passado com meus colegas Dr. Anne Touboulic e Dr. Lee Matthews sobre práticas colaborativas para divulgação da pegada de carbono da cadeia produtiva de batatas chips na Inglaterra. Espero que aproveitem as três leituras!

Por fim, para avançarmos na nossa agenda, convidamos a todos para acessar uma breve pesquisa nesse link para priorizar os oito temas acima de acordo com a sua realidade e nos informar sobre seu interesse em apresentar um caso nas próximas edições. Sugestões, dúvidas e comentários também podem ser enviados para redetransparencia@coppead.ufrj.br e serão fundamentais para a continuidade, expansão e avanço desta comunidade recém-formada. Para se cadastrar em nossa lista da newsletter, clique aqui.

Contamos com a participação de todos!