Relatórios de Pesquisas

OVERVIEW DA TRANSPARÊNCIA NO BRASIL

PARTE 1: TRANSPARÊNCIA MANDATÓRIA

Temos o prazer em compartilhar os resultados de um recente estudo que conduzimos no nosso grupo de pesquisa Rede Transparência & Sustentabilidade em Negócios no COPPEAD, patrocinado pelo Instituto C&A. Trata-se do Overview da Transparência Mandatória no Brasil, no qual analisamos as principais legislações brasileiras que objetivam a promoção de maior transparência e apresentamos um comparativo com benchmarkings internacionais nessa temática.

Identificamos que o Brasil está aquém de legislações internacionais em vários aspectos. Regulações mais abrangentes e rígidas, assim como mecanismos mais efetivos de controle e execução das leis, podem aumentar o grau de responsabilização e atuação das empresas perante impactos em suas redes de suprimentos. Além de garantir o acesso à informação relevante para a tomada de decisão por parte dos diferentes stakeholders.

Nos resta, portanto, pressionar o governo por legislações e mecanismos de cumprimento da lei mais efetivos. Em paralelo, cabe às empresas avançar nessa temática, com iniciativas voluntárias que promovam ecossistemas mais transparentes e sustentáveis. 

Boa leitura e não deixe de dividir conosco suas percepções!  

Acesse o documento no link abaixo.

RELATÓRIO TÉCNICO: IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DA COLEÇÃO DE MODA OSKLEN “AS SUSTAINABLE AS POSSIBLE”

Sustentabilidade ocupa (e precisa ocupar) um lugar cada vez mais central na estratégia e gestão das organizações. E a compreensão que os impactos de uma empresa não está restrita a seus muros, mas se estende a sua cadeia de suprimentos , faz com que a pressão dos consumidores e as cobranças regulatórias exijam das empresas responsabilidade para além das suas operações diretas e exijam maior visibilidade sobre o que acontece em seus fornecedores. Para muitas empresas, ter controle apenas de seus fornecedores diretos não é mais suficiente e desenvolver mecanismos para monitorar fornecedores indiretos se torna cada vez mais essencial.

O presente estudo mergulhou nas inovações socioambientais de uma marca de moda que há 20 anos avança nesta direção, e neste processo iniciado em 1998 e com importantes avanços em duas décadas, descortinou um conjunto de elementos importantes para entender o longo processo (e seus percalços) da inovação sustentável.

Em busca de legitimidade para seu pioneirismo em inovações de impacto socioambiental, a marca criou um instituto sem fins lucrativos, o Instituto-e, em 2006, E, mais recentemente, em 2017, procurou o Coppead para apoiar um estudo acadêmico, que não só fosse capaz de cálculos mais detalhados a respeito dos diversos impactos socioambientais de suas inovações, mas principalmente oferecesse um selo de qualidade para uma dimensão tão complexa de se medir e relatar. Este ponto é crucial para o entendimento da trajetória de inovações socioambientais. Muitas vezes a dificuldade de se medir diversos efeitos simultâneos, e a desconfiança dos diversos stakeholders dificulta a comunicação dos avanços conquistados, e pode ter um efeito reverso, ao dificultar a separação do joio do trigo. Se todas as organizações e marcas forem tratadas de forma igual, e com igual proporção de desconfiança, teremos dificuldade de celebrar os avanços, e identificar melhores práticas para balizar esforços futuros. Este relatório se oferece como uma contribuição na direção da avaliação de impacto socioambiental dentro dos limites do possível, oferecendo um método para marcas que tentam avançar na direção do factível, as soon as possibleas sustainable as possible.

Acesse o relatório técnico no link abaixo.