ESG: No aniversário do Acordo de Paris, entenda como foi 2020 e o que está por vir
12/12/2020
Professor Celso Funcia Lemme comenta o movimento ESG no aniversário do Acordo de Paris. Em entrevista a Invest, o professor ressalta o impacto do assunto para os investidores e desdobramentos em empresas de médio e pequeno porte.
Para acessar a notícia completa clique aqui.
Organizações que adotarem as iniciativas de responsabilidade ESG como prioridade estarão preparadas para disputar a liderança
01/09/2020
Em entrevista ao site Terra, o professor Celso Funcia Lemme diz que as organizações que adotarem modelos de negócios que integrem os aspectos ambientais, sociais e financeiros estarão mais preparadas para disputar a liderança de seus setores no futuro.
Leia a notícia completa clicando aqui.
Treinamento em Relatos de Sustentabilidade GRI
27/08/2020
Entre os dias 17 e 26 de Agosto ocorreu a Turma 8 do Treinamento em Relatos de Sustentabilidade GRI, oferecido pelo Coppead, com 35 alunos, no formato ao vivo e online, totalizando 16 horas de capacitação.
O treinamento prepara profissionais focados em apoiar empresas nos processos de aferição, melhoria e divulgação de impactos sociais e ambientais, além de oferecer uma certificação internacional e possibilitar networking com profissionais de empresas de todo o Brasil.
A próxima Turma acontece em Outubro e você pode se inscrever clicando aqui.
Rio Ethical Fashion 2020
25/08/2020
De 30 de Outubro a 30 de Novembro acontecerá o Rio Ethical Fashion 2020, dessa vez totalmente online. O evento busca unir a comunidade de moda para acompanhar os principais profissionais do mundo que estão liderando as transformações na indústria global de Moda.
O professor Leonardo Marques participou da edição do ano passado do evento, e você pode assistir a conversa entre ele e Nina Braga, diretora do Instituto-E, abaixo.
Como saber se a empresa em que você investe adota a agenda ESG
24/08/2020
O professor Leonardo Marques destaca alguns pontos sobre ESG em conversa com o Estadão. O professor ressalta a dificuldade encontrada por investidores ao se analisar os relatórios de sustentabilidade, que são muito extensos. Menciona ainda a importância de gestoras e corretoras de investimento, que muitas vezes realizam essa atividade de análise dos relatórios para os investidores, e também a importância de índices, como o ISE da B3, uma vez que este destaca as empresas mais comprometidas com ESG.
Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.
Professor Celso Funcia Lemme concede entrevista ao portal de notícias Meio Ambiente Rio sobre o peso da sustentabilidade na condução dos negócios
10/08/2020
Ações sustentáveis e transparência das empresas influenciam as reações do mercado financeiro e relatórios de sustentabilidade fazem parte da estratégia de divulgação dos resultados
Para o professor Celso Funcia Lemme, membro da Rede Transparência & Sustentabilidade em Negócios, as organizações que adotarem modelos de negócios que integrem os aspectos ambientais, sociais e financeiros estarão mais bem preparadas para disputar a liderança de seus setores no futuro. Para acessar a notícia completa clique aqui.
Professor Celso Funcia Lemme fala sobre oportunidades para a avicultura brasileira na conferência “Facta WPSA-Brasil”
[11/08/2020]
O professor Celso Funcia Lemme, especialista em sustentabilidade e membro da Rede Transparência & Sustentabilidade em Negócios, participou do painel “One Health e o Mercado Global” com a palestra sobre o tema “Oportunidades para a Avicultura Brasileira”. Essa participação decorre das pesquisas realizadas no Coppead voltadas para as conexões entre sustentabilidade, agronegócio e tratamento dos animais.
Para saber mais sobre o evento e ficar por dentro das palestras que vão acontecer, clique aqui.
Prêmio Não Aceito Corrupção
[28/07/2020]
Conheça o Prêmio Não Aceito Corrupção que vai premiar com até R$ 6 mil os melhores projetos acadêmicos, aplicativos e peças de comunicação, que contribuam para a sensibilização, mobilização e a divulgação de conceitos relacionados ao combate à corrupção. O prêmio é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação e as inscrições estarão abertas até 17/08/2020. Para mais informações, clique aqui.
‘Valor’ passa a publicar índice de resiliência climática
[12/07/2020]
O Prof. Celso Lemme compõe o Conselho Técnico Consultivo do CDP Brasil e comenta o lançamento do Índice CDP Brasil de Resiliência Climática. Destacamos abaixo sua contribuição para a reportagem:
“O índice foi criado para ser referência teórica a investidores do ponto de vista da transparência das empresas sobre suas políticas e ações referentes às mudanças climáticas, relacionando-a ao desempenho financeiro no mercado de capitais”, explica o professor da Coppead-UFRJ e presidente do Conselho Técnico Consultivo do CDP América Latina, professor Celso Lemme. Para acessar a reportagem completa clique aqui.
Supply chain em tempos de crise: a economia de baixo contato
[30/06/2020]
O professor Leonardo Marques fala sobre os efeitos que a pandemia do Covid-19 pode ter nas cadeias de suprimento, bem como os desafios por ela gerados. Para acessar a notícia completa clique aqui.
Índices econômicos negativos em quase todas as regiões do Rio de Janeiro em época de Covid-19
[22/04/2020]
O professor Leonardo Marques dá entrevista para Rádio BandNews FM comentando o relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda nesta quarta-feira.
Sobre o estudo
O boletim, divulgado nesta quarta-feira (22) pela pasta, traz dados semanais do período entre 1° de março e 4 de abril. Também foi comparado o volume de operações com incidência de ICMS de março deste ano com o do mesmo mês de 2019.
Para o secretário estadual de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, o resultado mostra que o setor do petróleo, ao lado do industrial, pode ajudar em uma recuperação geral.
A pesquisa também revelou que a região Sul do estado, com a economia voltada a produção automotiva, foi uma das mais afetadas pelo avanço da doença.
No geral, o varejo sofreu o maior impacto. O setor de vestuário e calçados apresentou baixas no valor das notas fiscais e no ICMS superiores a 70%. Já o grupo composto por restaurantes, bares, padarias e lanchonetes registrou quedas acima de 60% em todos os indicadores.
O resultado já era esperado, como explica o professor de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Sustentabilidade do COPPEAD na UFRJ, Leonardo Marques. Segundo ele, uma reabertura não alavancaria imediatamente os números.
O governador Wilson Witzel discute nesta quinta-feira (23) a possibilidade de flexibilização das medidas restritivas. Segundo o secretario de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, o boletim pode ajudar na decisão.
Confira a reportagem completa aqui.
Como evitar uma crise de abastecimento de alimentos em tempos de Covid-19? – Parte 1
[25/03/2020]
Esta semana, a partir de uma demanda da CNN Brasil, estamos discutindo “Como evitar uma crise de abastecimento de alimentos em tempos de Covid-19?” Nesta primeira parte, ofereço duas estratégias, mas existem outras…
Criação de um Conselho Consultivo da GRI no Brasil
[05/03/2020]
Celso Lemme, professor e pesquisador sênior, e também coordenador do GRI (Global Reporting Initiative), a organização internacional mais importante dedicada ao desenvolvimento de padrões para relatórios de sustentabilidade, que lança seu primeiro conselho consultivo no Brasil. Confira a manchete abaixo.
Chamada para submissão de artigos ENANPAD – Gestão de operações sustentáveis
[27/02/2020]
Neste ano o prof° Leonardo Marques coordenará o Track com o tema: “Gestão de Operações Sustentáveis”.
Ficou interessado? Confira o cronograma abaixo ou clique aqui.
II Fórum Transparência & Sustentabilidade em Negócios
[21/01/2020]
Thiago Nasser, fundador da Junta Local, e Tomás De Lara do Sistema B, estarão nas rodas de conversa do II Fórum Transparência & Sustentabilidade em Negócios. Para saber mais sobre o evento, clique aqui
[14/01/2020]
Dia 7/fev, André Alego, fundador da Blockforce, e Dari Santos, fundadora do Instituto Alinha, participarão da roda de conversa sobre tecnologia, rastreabilidade e visibilidade no II Fórum de Transparência & Sustentabilidade em Negócios.
Clique aqui para se inscrever.
[08/01/2020]
No dia 7 de fevereiro, Rachel Schetino, cofundadora da Rede Asta, e Nina Braga, diretora do Instituto-e, interagirão na roda de conversa sobre diversidade e inclusão no II Fórum de Transparência & Sustentabilidade em Negócios.
Saiba mais e inscreva-se aqui.
Como fomentar a transparência na Moda?
[26/12/2019]
O professor Leonardo Marques foi entrevistado pela Modefica e conta a história do nosso grupo de pesquisa. Confira abaixo:
O papel da academia
Uma pesquisa feita pela Rede Transparência e Sustentabilidade em Negócios, da Coppead, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da URFJ, e publicada parcialmente em 2019, sistematizou a percepção de 120 marcas, majoritariamente de grande porte, sobre suas práticas de transparência nas áreas sociais e ambientais. Os resultados se sobrepõe à dificuldade destacada pelo ITM: “o impacto social e o impacto ambiental aparecem como dois dos três maiores riscos nas cadeias produtivas das empresas participantes. Elas reconhecem a necessidade de controle e monitoramento desses riscos, mas, ao mesmo tempo, elas se autoavaliam com baixo nível de controle em todos eles e assumem que têm um controle muito maior sobre critérios econômicos”, explica Leonardo Marques, Coordenador do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Coppead. “Elas também assumem que não têm quadros qualificados o suficiente para avançar nestes tipos de análises”.
Simplesmente replicar as ferramentas utilizadas na esfera econômica para questões socioambientais não funciona porque são áreas mais complexas, amplas e com muito mais nuances. Há uma enorme dificuldade em definir parâmetros para mensurar resultados. Para Leonardo, essa questão é latente, principalmente para as grandes empresas: “por outro lado, você tem startups que já nascem com preceitos de transparência e orientações socioambientais muito bem definidas, mas elas são menores e têm grande dificuldade de serem notadas”. Ao mesmo tempo, investidores não têm critérios sólidos de sustentabilidade aos quais recorrer para fazer investimentos certeiros e as certificadoras trabalham num âmbito de concorrência, o que, muitas vezes, gera confusão para o público. No topo de todos estes desafios, a legislação brasileira permite às empresas darem passos mais lentos em se tratando de assumir compromissos com a transparência.
“A gente usa esse olhar de múltiplos atores para entender essa rede e entender, enquanto academia, como podemos fomentar encontros e desatar nós. Porque existem partes isoladas querendo fazer movimentos, mas elas não estão conseguindo se conectar”, explica o pesquisador, que conduz o trabalho na Coppead há 5 anos. No final de 2018, com o apoio do Instituto C&A, Leonardo conseguiu formar a cátedra de estudos sobre Transparência em Redes de Suprimentos e dar maior robustez ao projeto, abrindo mais frentes de trabalho, para endereçar os desafios postos. Hoje, são 12 pessoas, de vários níveis de senioridade, olhando para cinco sub-linhas de pesquisa: transparência mandatória; transparência voluntária; visibilidade e rastreabilidade; diversidade e inclusão e investimento de impacto. O projeto também apresenta resultados das pesquisas e estudos frequentemente porque há uma preocupação em estar em contato constante com a sociedade.
Para Leonardo, a academia tem um papel fundamental de propor, questionar, construir e provocar a sociedade a refletir sobre as coisas que precisam avançar. Ele também enxerga a necessidade de um diálogo maior com o poder público: “a gente fez um comparativo com a legislação brasileira de transparência com países mais icônicos, como a França, a Austrália, e a legislação Californiana. Então, fica claro que a gente poderia avançar. Certamente, a legislação é um dos principais fatores, senão o principal, mas há outros fatores que precisam ser trabalhados também”, finaliza.
Para ler na íntegra clique aqui.
Índice de Transparência da Moda Brasil 2019 pela Fashion Revolution
[10/12/2019]
No dia 10 de dezembro a equipe do Fashion Revolution Brazil se reuniu para o lançamento do Índice de Transparência da Moda no Brasil 2019. Para baixar o ebook clique aqui.
O ebook, disponível gratuitamente, analisa em que medida grandes marcas e varejistas brasileiras divulgam publicamente informações sobre sua cadeia produtiva. O professor Leonardo Marques faz uma contribuição ao divulgar dados coletados por uma pesquisa realizada pela Rede Transparência e Sustentabilidade em Negócios a fim de apontar as principais barreiras existentes em três stakeholders: governo, empresas e consumidores. Além disso, ele aborda qual setor o grupo de pesquisa acredita ser um potencial facilitador nesse processo de transformação.
Simpósio internacional: “Bem-estar animal. O que minha empresa tem com isso?”
[18/11/2019]
O Professor Celso Lemme irá ministrar a palestra “Bem-estar animal. O que minha empresa tem com isso?” no simpósio internacional sobre sustentabilidade e bem-estar animal realizado pela World Animal Protection. O evento reúne autoridades nacionais e internacionais sobre o tema e será na próxima semana. Confira a programação completa aqui.
Depoimentos sobre o I Fórum Transparência & Sustentabilidade em Negócios
[6/11/2019]
Fórum realizado em 18/fevereiro de 2019
Para saber mais sobre o evento: Clique Aqui.
O II Fórum ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020 em parceria com o Instituto Rio Moda, que é liderado pelos brilhantes Roberto Meireles e Alessandra Marins.
Chamada: Paper Developement Workshop
Vídeo sobre o artigo: “Knowledge diffusion in a global supply network: A network of practice view”
[01/11/2019]
Link para o artigo: clique aqui.
Infográfico sobre os riscos e o monitoramento na cadeia de suprimentos
[24/10/2019]
Cadastre-se para receber a newsletter: https://bit.ly/2IDM4s0
Infográfico do copo bioplástico
[16/10/2019]
Cadastre-se para receber a newsletter: https://bit.ly/2IDM4s0
Visibilidade no Supply Chain: O Papel da Tecnologia
[09/10/2019]
Nesta sessão, realizado no dia 23/09/2019, foram apresentados os resultados preliminares da pesquisa que investiga como gestores brasileiros lidam com gestão de risco e visibilidade no supply chain, com enfoque na adoção de tecnologias como digitalização do supply chain, blockchain e big data analytics. Os resultados partem de uma pesquisa em larga escala com empresas dos diversos setores da economia brasileira.
Infográfico do algodão reciclado
[08/10/2019]
Dados do relatório em parceria com o Instituto-e.
Cadastre-se para receber a newsletter: https://bit.ly/2IDM4s0
Projeto de Pesquisa aprovado pela FAPERJ no Programa Jovem Cientista do Nosso Estado
[18/09/2019]
O professor Leonardo Marques conquista a terceira frente de pesquisa com apoio da FAPERJ. O intuito será mapear as transformações na gestão de redes de suprimentos de empresas que aderem ao Sistema B e os fornecedores da Junta Local no Rio de Janeiro.
“A participação no Sistema B provoca mudanças nas relações empresarias quando empresas buscam equilibrar elementos de impacto social e ambiental, mas o entendimento destes processos ainda é limitado”, afirmou o professor.
Talk no Rio Ethical Fashion
[7/07/2019]
Democratização na moda
[06/06/2019]
Para Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da Osklen, a sustentabilidade deve fazer parte da cultura de uma marca e não uma estratégia marketing. Entenda mais aqui sobre as implicações de trazer o conceito de transparência e sustentabilidade no setor da moda.
Para celebrar duas décadas sendo uma das pioneiras da moda sustentável no Brasil, a Osklen abriu seus dados para que o Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro quantificasse os impactos ambientais, sociais e culturais da marca e do Instituto-e.
Um dos levantamentos revelou que, só na produção de pele de Piracuru, usada em 48% dos acessórios em couro da Osklen, 27 toneladas de gases do efeito estufa deixaram de ser emitidos por ano.
Segunda edição do Projeto Estufa no SPFWN46
[22/10/2018]
O professor Leonardo Marques participa de um Talk sobre moda e sustentabilidade. Segue abaixo o vídeo e aqui para saber mais sobre o evento.
Nessa mesa foi debatido uma nova concepção acerca da sustentabilidade como a base do novo luxo introduzido por Oskar Metsavath, fundador e diretor criativo da Osklen. Para entender mais, acesse aqui.
Série “Diálogos transformadores” realizado pela TV Folha com apoio do Instituto C&A
[4/09/2018]
O professor Leonardo Marques participa do painel para discutir sobre o tema “Transparência: Um valor para a moda e para o mundo.” Para saber mais clique aqui.
Uma das pautas era pontuar fatores – dos quais justificam a importância de reunir profissionais para discutirem sobre a transparência na cadeia produtiva no setor da moda – que podem ser vistos aqui. Também foi trazido à tona iniciativas que ajudam esse setor ser mais transparente. Como o professor Leonardo Marques destaca:
“O blockchain promove confidencialidade e confiabilidade das informações. A ideia é escanear a etiqueta e ter todo o histórico da roupa”.
Aqui podemos acessar o documento que complementa o vídeo e aborda os principais pontos levantados durante o debate, como por exemplo, casos reais, oportunidades e desafios que existem ao levar mais transparência para o setor da moda.
Estudo sobre os impactos positivos do uso do algodão reciclado
[31/08/2018]
Os impactos positivos englobam os processos tais como seu recolhimento, a separação dos resíduos por cor e composição. Além da economia de água, o não uso de corantes e produtos químicos, minimizando ainda mais os impactos. Acesse aqui para saber mais.
Lançamento do documentário e relatório sobre as práticas sustentáveis da marca Osklen
[09/08/2018]
O objetivo é transmitir uma visão mais intimista acerca da cadeira produtiva da Osklen. Desde a escolha das matérias primas, parcerias com cooperativas, dentre outras iniciativas. É possível assistir um trecho do documentário ou o trailer oficial da coleção ASAP que usou água e produtos químicos em quantidade reduzida, e tingimentos com elementos naturais. O COPPEAD – UFRJ lança um estudo mostrando o impacto das alternativas sustentáveis. Acesse aqui para baixar o relatório.
Desfile Osklen – ASAP no SPFWN45
[24/04/2018]
Saiba mais sobre desfile e confira a coleção ASAP que em parceria com o COPPEAD, mensurou os impactos sócio-ambientais da coleção. Por exemplo, em 2017 a Osklen reciclou mais de 270.000 garrafas plásticas o que significa 1,9t de garrafas retiradas do meio ambiente, 199 milhões de litros de água foram economizados, redução de 15% nas emissões de CO2, 70% de energia utilizada e 38% de água utilizada além da geração de renda para cooperativas e associações de catadores.
Vídeo sobre artigo “Building Bridges: Toward Alternative Theory of Sustainable Supply Chain Management”
[22/12/2017]
Artigo publicado em: 09 de novembro 2015.
Journal: Supply Chain Management.
Para ler o artigo na íntegra: https://doi.org/10.1111/jscm.12097
A parceria entre Coppead, Osklen e Instituto-e
[18/12/2017]
Essa parceria representa uma transição importante no setor da moda. O objetivo foi a de um estudo sobre os impactos sócio-ambientais gerados pela produção de peças da indústria da moda. Para o professor Leonardo Marques, que coordenará o estudo pelo Coppead/UFRJ, o trabalho desafiará o conhecimento de ponta no Brasil no que tange criação e produção de moda sustentável.
“Conseguiremos conhecer desde iniciativas pequenas proporções de redução impacto ambiental até uma efetiva re-organização do processo produtivo “do berço ao túmulo” do vestuário”, afirma o professor Leonardo Marques. Para saber mais, clique aqui.