“Pregando para Convertidos”

“Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois…”
[O Sal da Terra, Beto Guedes]

Nos últimos meses, estive envolvido em algumas iniciativas sobre Sustentabilidade e Transparência. Em setembro do ano passado, participei do evento promovido pela TV Folha de São Paulo intitulado Transparência: Um Valor para a Moda e para o Mundo”, da série Diálogos Transformadores. Em fevereiro deste ano, organizamos nosso Primeiro Workshop da Rede Transparência aqui no Coppead, que foi foco da nossa Edição passada [acesse aqui]. E neste último dia 8 junho participei como palestrante na primeira edição do Rio Ethical Fashion um evento muito bem-vindo, em sua primeira edição e que se propõe a aprofundar a discussão de Ética e Transparência no ramo da Moda [saiba mais em https://www.rioethicalfashion.com/].


Refletindo sobre os três eventos, me chamou atenção o grande overlap de participantes. Ou seja, em grande maioria, sempre os mesmos, conversando entre si. Ou seja, estamos “pregando para convertidos”.
Utilizo este espaço para fazer um chamado. Precisamos trazer mais pessoas para a discussão. Vamos convidar novas pessoas para assinar nossa Newsletter. Convidá-las a participar dos eventos sobre o tema que nós participamos. Apresentar nossa visão de transparência [e a importância do tema nos dias de hoje] para pessoas não familiarizadas com o conceito.

Este chamado incluiu a disseminação de toda sorte de formatos e olhares sobre transparência. Precisamos produzir mais relatórios técnicos, artigos científicos, reportagens, e eventos, incluindo também frentes menos tradicionais, como Cultura e Arte. Minha grande amiga e artista Ana Lumack tem desenvolvido trabalhos interessantes para aproximar a cultura e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A primeira foto mostra sua criação para a campanha togetherband.org e a segunda foto traz a lista dos 17 ODSs. Ter cultura e arte como aliados pode ser fundamental para nos ajudar na disseminação do conceito de transparência.

Precisamos sair da inércia, expandir nossa área de atuação, e avançar para modelos de negócio, modelos de colaboração, e projetos mais transparentes!

Agora deixo vocês com as duas resenhas deste mês. Na primeira, fiz um vídeo de três minutos para apresentar meu artigo Sustainable supply network management: A systematic literature review from a knowledge perspective, publicado mês passado, que trata da importância da gestão do conhecimento como propulsor de sustentabilidade, e da colaboração em redes, envolvendo atores diversos, como propulsor da gestão do conhecimento.

Na segunda resenha, a Catia Moreira apresenta o conceito de consumer-centric transparency, inaugurando nossa série “Definindo Conceitos”. Na resenha, a Catia conecta conceitos apresentados nas resenhas da Edição anterior com a lógica consumer-centric. Recomendo a leitura.

Para se cadastrar em nossa lista, clique aqui

Fico por aqui. Até o mês que vem!

Dr. Leonardo Marques
Professor do Instituto Coppead de Administração
Coordenador da Rede Transparência & Sustentabilidade em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *