Resenha do Artigo “Indústria de alimentos de origem animal: riscos e oportunidades para o setor decorrentes das políticas de bem-estar animal” do Prof. Celso Lemme

O assunto é muito mais complexo do que se pode pensar. Riscos e oportunidades decorrentes da gestão do BEA podem estar sendo negligenciados. Neste cenário, o pesquisador e professor do Instituto Coppead de Administração (UFRJ) Celso Lemme desenvolve diversos trabalhos voltados para o BEA e seus impactos, os quais o fizeram receber a “Medalha Temple Grandin de Bem-Estar Animal”  em 2018 e concorrer ao Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal” na categoria de “Professor/Pesquisador Referência em BEA”. Em 2017, o professor, juntamente com Thomas Michael Hoag, publicou na Revista de Administração de Empresas (RAE) o artigo “Indústria de alimentos de origem animal: riscos e oportunidades para o setor decorrentes das políticas de bem-estar animal”. Nele, os autores analisam empresas de alimentos de origem animal e ONGs que tratam de BEA a fim de investigar os riscos e oportunidades que os ativos intangíveis das empresas enfrentam em relação ao bem-estar dos animais. O estudo se dividiu em duas etapas. A primeira foi o recolhimento e análise de informações públicas sobre as políticas e programas de BEA das empresas. A segunda etapa envolveu a análise de informações públicas de ONGs que atuam com BEA. As informações das empresas e ONGs foram cruzadas. Os autores mencionam os principais riscos para empresas que não consideram BEA no processo produtivo e oportunidades para aquelas que consideram. São eles:


Apesar dos diversos riscos e oportunidades envolvidos, os autores sugerem que a indústria de alimentos dá pouca atenção ao BEA, uma vez que apenas 53% das empresas estudadas mencionam BEA em seus relatórios corporativos. Por outro lado, 85% das ONGs estudadas discutem BEA em seus websites, o que indica a falta de sintonia entre as empresas e seus stakeholders. Para que todos os atores tornem o BEA uma oportunidade, os autores fazem as seguintes sugestões:

Clicando aqui, você encontra um explicação sobre o artigo pelo próprio professor Celso. Ou clique aqui para ler o artigo na íntegra.

O professor Celso Lemme compõe o corpo docente do Coppead desde 1999, onde atua nas áreas de Finanças e Sustentabilidade Corporativa, é também coordenador do Programa de Treinamento do Global Reporting Initative (GRI) e pesquisador sênior do grupo de pesquisa Rede Transparência e Sustentabilidade em Negócios, ambos no Coppead.  É presidente do Conselho Técnico-Consultivo do CDP Latin America, membro do Conselho Consultivo da Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal, membro da Comissão Permanente de Bem-Estar Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento e membro fundador do Fórum Ambiental da UFRJ. Em 2008, ganhou o prêmio de Melhor artigo do Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA) e em 2009 uma dissertação de mestrado da qual foi orientador venceu o Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis. Saiba mais sobre o professor aqui.

Carolina Góes para a Newsletter Rede Transparência e Sustentabilidade em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *