Qual a sua estratégia para transparência na cadeia de suprimentos?

Nosso primeiro workshop contou com a presença da Profa. Donna Marshall, que estuda transparência em redes de suprimento de forma pioneira, e já tem algumas publicações sobre o tema. Selecionamos nossa preferida para uma resenha. No artigo selecionado, a Profa. Marshall e seus colegas Dr. Lucy McCarthy, Dr. Paul Grath e Fiona  Harrigan oferecem recomendações para executivos em face do desafio de aumentar a transparência em suas redes de suprimentos

No contexto atual, onde as empresas operam em meio a alta complexidade e gerenciam redes de suprimentos globais e dispersas, desastres e escândalos originados em elos mais distantes destas redes se tornam cada vez mais comuns, e grandes empresas se vêem pressionadas por uma pluralidade de stakeholders e grupos ativistas. Como resposta, muitas empresas passam a tornar transparentes informações sobre seus processos indo além do que é legalmente mandatório. Mas a realidade é que a grande maioria das empresas, apesar das pressões, tem pouca visibilidade do realmente acontece em suas redes de suprimentos, e não está preparada para esta mudança de paradigma.  

Ao mesmo tempo, algumas poucas empresas estão assumindo uma posição de liderança na temática de transparência e aumentando “breadth and depth of supply chain information disclosure, ou seja, tanto abrangência, quanto profundidade na divulgação de informações sobre sua rede de suprimentos. O estudo propõe uma tipologia de quatro tipos de informação que compõe uma estratégia de transparência:  

E também mapeia quatro estrátegias utilizadas por empresas:

As quatros estratégias são auto-explicativa – o artigo na íntegra detalha os benefócios e riscos de cada uma delas. O artigo finaliza com algumas reflexões importantes. É importante ser criterioso no processo de transparência. Certos tipos de informação têm maior impacto na reputação da empresa. Por exemplo, ingredientes orgânicos têm impacto positivo na percepção de produtos de moda, alimentos e cosméticos. As pressões por transparência estão crescendo, logo empresas que ficarem para trás terão dificuldade em alcançar as líderes. O artigo alerta que, na medida que uma empresa líder avança neste caminho, se torna cada vez mais difícil para os competidores manterem alto nível de opacidade. Dessa forma, empresas que adotarem uma posição mais reativa [recusa ou distração] terão menos tempo e maior pressão na medida que concorrentes desenvolvam competências e processos mais transparentes. Sendo assim, o dinamismo atual convida empresas a se anteciparem às demandas dos seus stakeholders de forma ativa para se manterem relevantes!

Acesse o artigo na íntegra em http://mitsmr.com/1NlH2w0 ou envie um e-mail diretamente para redetransparencia@coppead.ufrj.br para solicitar o artigo.

Dra. Catia Moreira & Dr. Leonardo Marques para a Newsletter Rede Transparência & Sustentabilidade em Negócios

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